25/03/13

Igreja de São Vicente

Em Évora.
São Vicente foi um mártir cristão, supostamente nascido em Évora. Preso pelos malucos dos romanos por não renunciar à sua fé, o santo e seus captores iam a caminho de uma sessão de tortura (a que provavelmente se seguiria a morte) quando parou a meio caminho e suplicou que o matassem logo ali, seus pés cravados no chão de tal forma que as suas pegadas ficaram marcadas na pedra. Impressionados por não o conseguirem mover os soldados lá anuíram em esconder o futuro santo numa casa ali perto. Dali fugiu com suas duas irmãs para Ávila, onde finalmente foram presos e assassinados. No local da casa onde nasceram foi construída uma capela, mais tarde igreja - esta igreja. No altar lá está a pedra com as "pegadas de São Vicente".

18/03/13

Duarte Pacheco vs Marconi

Este cruzeiro marca o local do acidente que vitimou Duarte Pacheco, ministro das obras públicas na altura e mais conhecido hoje em dia como "o do viaduto". Fica perto de uma localidade pertencente a Vendas Novas chamada Marconi (o do telegrafo).

08/03/13

06/03/13

Bom Remédio Café

O Páteo das Romãs tem vindo a organizar no Bom Remédio Café (Convento dos Remédios em Évora) várias tertúlias (além de outras actividades) sobre diferentes aspectos culturais da nossa cidade e não só. Desta vez calhou-me a mim. Fui convidado para falar sobre desenho e explicar que história era essa de andar pela cidade de caderno na mão... conversa muito agradável. No fim desenhei o balcão do Bom Remédio.

04/03/13

Meninos da graça

Igreja da Graça, parte do convento de Nossa Senhora da Graça, em Évora, popularmente chamada de "meninos da graça", monumento renascentista que resistiu a terramotos e abandonos...

21/02/13

Arte Nova

Este prédio é provavelmente o único vestígio arquitectónico da Arte Nova em Évora (no interior lá estão os arcos "á la" Gaudi). Estava um gelo quando o desenhei, por várias vezes tive que fazer um intervalo e ir aquecer-me ao sol... o desenho acabou por "engolir" todo o espaço. Tenho que lá voltar e repetir, quando vier o sol claro.

16/02/13

14/02/13

Carnaval

 Polvilhando a paisagem urbana, lá foram aparecendo umas tímidas manifestações carnavalescas.

07/02/13

Uma coisa leva a outra...

O que começou por ser um exercício rápido de desenho gestual a grafite com modelos virtuais acabou comigo de volta aos marcadores.
(perdoem-me a censura mas sou mesmo muito pudico).

28/01/13

Era bom, não era?

Talvez tenha sido inconsciente - erro de cálculo, apenas tive espaço para 17 alunos fazendo com que os outros 11 tenham ficado de fora.
(para quem tem dificuldades com matemática: 17+11=28)
SIM VINTE E OITO, não esperem milagres...

24/01/13

Gnu

Animais que por qualquer motivo despertaram a minha atenção durante a infância.

21/01/13

Alto de São Bento

Miradouro natural sobre Évora. Muita coisa se passa por lá... tipos a desenhar e etc...

03/01/13